- Ano: 2017
Descrição enviada pela equipe de projeto. Start é uma intervenção simultaneamente abstrata e figurativa, que favorece a imaginação dos transeuntes, no contexto de quadra natalícia. Trata-se de uma obra que recorre a referências da Arte Moderna em espaço público e que se constrói à escala da cidade, provocando a interação visual com o edificado envolvente, proporcionando novos enquadramentos urbanos. Ao mesmo tempo, assume uma presença etérea e subtil que, evocando leveza e representatividade, pretende colocar o Largo dos Lóios na tradicional rota das iluminações natalícias.
Com uma forte base geométrica, a instalação é construída a partir da subdivisão de um icosaedro, em vinte partes iguais, assumindo um princípio modular regrado por perfis estandardizados com seis metros de comprimento. O detalhe arquitectónico, inspirado no pilar cruciforme do Pavilhão de Mies em Barcelona, combate a previsível flecha e procura a desmaterialização dos braços em arestas e planos que se intersectam, contribuindo para a criação de uma paisagem fractal, congelada.
No período diurno, Start tira partido do desenho em movimento das sombras projectadas pelos doze braços intersectados pela luz solar, enquanto aponta os seus assumidos perfis vermelhos em várias direções. De noite, Start apresenta uma iluminação artificial, estática e branca, que reforça a intenção de pausa no tempo e no espaço, permitindo a reapreciação sobre a cenografia urbana. Os seus braços são iluminados de forma distinta, produzindo diferentes desenhos geométricos de luz à medida que o transeunte se desloca no espaço.